Formatura do Proerd certifica mais de 400 alunos em Matões

A prefeitura de Matões, através da Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar do Maranhão, realizou na noite desta quinta-feira (29/11), a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD 2018), em solenidade ocorrida no Ginásio de Esportes Vulcanito ao lado da Escola João Alves de Moraes.

O programa tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. O PROERD é desenvolvido em parceria com a Secretária Municipal de Educação de Matões, consistindo na aplicação de dez lições às crianças da rede municipal de ensino.

As aulas foram ministradas por policiais militares fardados, voluntários, que auxiliados por uma cartilha especial, ensinaram as crianças como conhecer os problemas que as drogas causam no organismo, resistir às pressões do ambiente, pensar nas consequências, dizer não, além de aprimorar o espírito de cidadania.

O evento também contou com a participação especial da banda da Polícia Militar de Timon e teve o sorteio de 05 (cinco) bicicletas, (13) treze mochilas e 01 (um) Tablet, sendo que as mochilas, todas cheias de material escolar, e outros brindes, aos alunos que participaram da cerimônia de formatura do Proerd.

Para o prefeito Ferdinando Coutinho, a formatura é um momento grandioso onde se reúnem instrutores, pais, professores, autoridades e alunos que, além de receberem um certificado, estarão proferindo um compromisso de público com os ensinamentos do PROERD. “Desta forma, a Polícia Militar está realizando o papel principalmente ligado à prevenção e nós gestores do município oferecendo toda a estrutura e logística necessária para esta ação, e assim estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias e ajudando a promover a paz social. Esperamos que todos sejam multiplicadores dos ensinamentos adquiridos no PROERD”.

A Secretaria de Educação, através do gestor da pasta, Tiago Brito, agradece a todos que contribuíram para mais esta edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em especial à Polícia Militar de Matões e a prefeitura Municipal de Matões, que não mediram esforços para o sucesso do evento.

Estiveram presentes à cerimônias as seguintes autoridades: Comandante do 11.º Batalhão de Polícia Militar, TC Hormann Schnneyder, Secretário de Educação, Tiago Brito, MT da Guarda Municipal, Tenente José Moura, Subsecretário de Educação, José Vander, Coordenadora Pedagógica, Professora Sônia Ribeiro.

Texto: Aristeu Carvalho