SAMU de Matões participa de treinamento realizado pelo SAMU Regional

Os Profissionais do SAMU de Matões participaram de um Treinamento Prático e de Simulações realista em vias públicas. A Secretaria de Saúde de Matões por meio da Coordenação do SAMU-192 do município, disponibilizou seus profissionais, e juntos participaram de um Treinamento sobre TRAUMA, e Estações Práticas, além de simulações realistas em vias públicas do município de Parnarama. O evento foi realizado nos dias 07 e 08/12 realizado no município de Parnarama, e ministrado pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Caxias).

O treinamento das duas equipes do SAMU, tanto a equipe de Matões como a de Parnarama, se deu em virtude dos custos e por conta do município está há poucos quilômetros (24Km) de Parnarama, sendo assim sendo beneficiados pelo treinamento.

Ao total, foram beneficiados 08 (oito) profissionais de Matões e 13 (treze) profissionais do SAMU PARNARAMA. O treinamento contou com a participação dos instrutores de Caxias, Moacir e Yagi (Enfermeiros), Ítalo e Marcos (Condutores Socorrista) e Erivelton (Técnico Socorrista), além do Coordenador do SAMU de Parnarama, o Enfermeiro Ronaldo Pinheiro.

De acordo com os instrutores do treinamento, a finalidade do treinamento é promover melhorias na qualidade dos serviços de salvamento e resgate no município. O treinamento aconteceu nas vias públicas da cidade, utilizando das mais variadas situações que possam ocorrer em um chamado.

Segundo a Secretário de Saúde de Matões, Daniel Marques, disponibilizar um treinamento como este, para os nossos profissionais do SAMU, é uma ação de muita relevância, haja vista, que os mesmos arriscam suas vidas para salvar as vidas de outras pessoas. “O nosso Prefeito Ferdinando Coutinho não mede esforços, quando se fala em treinamento ou capacitação, e nos dar todo o apoio para disponibilizarmos aos nossos profissionais os treinamentos que acontecem no decorrer do ano e a ele só temos que agradecer, isto é reconhecer o trabalho deste ilustres profissionais” disse o secretário.

Texto: Aristeu Carvalho