Saúde

Secretaria de Saúde de Matões leva atendimento domiciliar a pacientes com dificuldade de locomoção

Sem sair de casa, os usuários do SUS do município de Matões estão recebendo semanalmente o acompanhamento das equipes de saúde de Matões, especificamente os pacientes que necessitam de atendimento de fisioterapia.

A Secretaria de Saúde do município disponibilizou uma equipe do Centro de Fisioterapia e determinou que os profissionais fizessem um acompanhamento semanal com os pacientes acometidos de diversas traumas e que necessitam de um acompanhamento mais frequente, afim de que consigam recuperar sua reabilitação motora.

Para o Prefeito Ferdinando Coutinho, levar os serviços de fisioterapia domiciliar às pessoas de baixa renda, é sem dúvida no mínimo um ato humano, o prefeito disse que o dinheiro da prefeitura é do povo, então deve voltar para o povo. “Esse serviço é importante para a manutenção e melhora da saúde dos pacientes que não possuem condições financeiras e físicas de locomoção até as unidades de saúde” declarou o prefeito.

Durante o atendimento o fisioterapeuta, Glaicon Barbosa, realiza o atendimento de acordo com a situação de cada paciente e quando necessário  repassa orientações quanto à rotina do paciente. “Realizamos  um trabalho de acompanhamento para que seja destes pacientes que não podem se locomoverem até o nosso Centro de Fisioterapia, dando a eles um atendimento especializado e humanizado conforme preconiza o SUS, fazendo com que cada um, volte ao seu convívio social e familiar recuperado de suas lesões, isso sim é valorizar o cidadão” afirmou o profissional.

De acordo com uma das pacientes atendidas pelos serviços de fisioterapia domiciliar, a senhora Antônia Gomes dos Santos, disse que é muito grata por receber o profissional em sua casa, a senhora diz que a dificuldade não é só a locomoção, mais também as condições financeiras que dificultam o tratamento para o deslocamento diário à unidade de saúde. “Ainda bem que podemos contar com essa prestação de serviço, além disso, quando é necessário nos levar até ao Centro de Fisioterapia para consultas, um veículo da secretaria realiza esse transporte e ainda mais, que os profissionais de saúde que realizam essas visitas, além das orientações médicas, remédios, levam também alegria e ânimo a gente”. “São verdadeiros anjos”, desabafou a senhora.

De acordo com o Secretário de Saúde, Daniel Marques, as ações e serviços em saúde no município estão sendo intensificadas este ano de 2019, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e com emenda Parlamentar do Deputado Federal Rubens Júnior, adquiriu veículos para as equipes de estratégias de saúde da família e assim intensificar mais ainda as visitas dos nossos usuários do SUS. “Proporcionar condições de trabalho às equipes e aderir a programas que tragam benefícios a nossa população são sem dúvidas ações que valorizam os nossos pacientes. É assim que estamos trabalhando com a saúde pública em Matões, a nossa gestão sempre defendeu a bandeira de ofertar mais qualidade de vida a todos”, declarou o secretário de saúde.

Texto: Aristeu Carvalho