Creche Tia Maria Adriano inicia aulas em tempo integral

O prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantaram o sistema de educação integral no ensino infantil do município.

A creche Maria Adriano foi a beneficiada com esta inovação, pois há 08 (oito) anos que a creche já vem oferecendo um serviço de qualidade na educação infantil de Matões, atendendo mais de 180 (cento e oitenta) crianças, entre 01 e 05 anos.

Ao todo, foi disponibilizado 08 (oito) cuidadores, além de diretores, 36 (trinta e seis) professores e outros profissionais que irão cuidar de formar eficiente a todas as crianças que estiverem matriculadas na creche.

De acordo com a Supervisora da Educação, Rosane Rocha, as crianças chegam por volta das 07h da manhã, as crianças vão direto para as salas para uma acolhida, sendo que às 08h40m é oferecido um lanche a todas, em seguida é apresentada uma atividade pedagógica e às 09h40m é oferecido um banho e em seguida retornam à sala para mais uma atividade pedagógica, para somente por volta das 11h20m é oferecido o almoço. A supervisora falou ainda que após o almoço cada uma das crianças tem um descanso para dormirem em seus colchonetes individuais e às 13h retornam para as salas para mais atividades pedagógicas e às 15h30m é oferecido a última refeição do dia e às 17h é o horário da saída, sendo que a prefeitura disponibilizou transportes para os alunos que moram longe da creche.

Para o Secretário Municipal de Educação Matões, Tiago Brito, o investimento que se faz na política educacional de tempo integral, na Rede Pública Municipal, significa dar um passo mais ousado para uma educação com qualidade social. “Não se trata apenas de aumentar o tempo de permanência das crianças na escola, mas, sim de contemplar as suas totalidades como seres humanos em todas as suas dimensões, como o afeto, a emoção, a sensibilidade e criatividade, numa escola inovadora, diferente e integrada ao seu território. A efetivação da educação integral no município, é uma das ações da política educacional da Matões, a qual denominamos: Educação que acolhe, é uma Educação que transforma”, destacou o secretário.

Texto: Aristeu Carvalho