Educação

SEMED de Matões realiza capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino

A prefeitura Municipal de Matões por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última semana, uma Capacitação para os professores da rede municipal de ensino.

Esta capacitação foi realizada especificamente para os professores do 5.º ao 9.º ano da rede municipal de ensino. O objetivo principal da capacitação foi buscar uma melhoria nos índices do IDEB no município.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Thyago Brito,  esta capacitação  foi idealizada na tentativa de buscar melhorias para que o nosso índice do IDEB, melhore cada vez mais, e é neste sentido que o prefeito Ferdinando Coutinho buscou parceria com uma consultoria afim de capacitar nosso professores, ou seja, alinhar todo o trabalho do corpo docente na perspectiva de melhorar o IDEB no município.

A capacitação foi realizada na Escola Municipal Rodrigues Oliveira, nos dias 07 e 08, quarta e quinta-feira respectivamente, e contou com uma presença marcantes do quadro de professores do município.

Para o representante e também palestrante o senhor Leonam, lembrou uma fala do professor cearense, Lauro de Oliveira Lima, ele disse que o “Professor não ensina, ele ajuda o aluno a aprender”. Neste sentido que viemos aqui valorizar mais ainda o conhecimento que o aluno já tem, que traz para dentro da sala de aula, e também uma outra oportunidade do professor trazer para sala de aula, que é exercitar uma metodologia de participação de diálogo com três palavras chaves: Motivação; Auto Estima e Felicidade. O professor exercitar uma metodologia de participação que ele deverá ser feito em sala de aula, criar oportunidade do aluno participar do processo de aprendizagem, porque é o aluno que está em processo e não o professor, cada um fazendo sua parte, o aprendizado em sala de aula enriquece, deve-se sair da rotina, inovar sempre.

Texto: Aristeu Carvalho