Assistência Social

Prefeitura realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social com palestras e debates

A Conferência é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e do Conselho Municipal de Assistência Social, que juntos realizaram na noite desta terça-feira (08/10) e durante toda a manhã desta quarta-feira (09/10) a XI Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento aconteceu nas dependências do Centro de Convivência dos Idosos, Vovó Baía e contou com a presença de centenas de pessoas que participaram durante toda a realização da XI Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o tema “Direito do povo com financiamento público e participação social”.

O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Para refletir sobre esse tema, a conferência se organizou em três eixos: 1) A Assistência Social é um direito do Cidadão e dever do Estado; 2) Política Pública tem que ter Financiamento Público e 3) A participação Popular garante a democracia e o controle social.

Para a presidente do Conselho, Rayanne Cristina, este é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos e a construção da democracia, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. “A participação de todos os atores envolvidos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, afirma Rayanne Cristina, presidente do Conselho.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Nety Pereira, “Esses espaços fortalecem a participação social e são momentos importantes para o debate em torno das políticas públicas para conhecer as demandas da população de Matões. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou a secretária da pasta, Nety Pereira.

Durante a conferência, foi dado posse aos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, que terão um mandato de 2019 a 2021.

Texto: Aristeu Carvalho