Agricultura

Secretaria Municipal de Agricultura beneficia matoenses com o programa “Quintal Produtivo”

“Quintal Produtivo” é o mais novo programa da Secretaria Municipal de Agricultura com o apoio da Prefeitura de Matões. Já são várias hortas e plantações organizadas nos quintais de várias residências. Os resultados satisfatórios têm ajudado os agricultores que estão sendo beneficiados desde o início do programa.

O programa atende matoenses na zona urbana e rural, como nos bairros Oiteiro da Cruz, Taioba, Matadouro, Mangueira e em fase de implantação no bairro Bacuri. Na sede já são mais de 10 beneficiados com a disponibilidade de técnicos, adubo, calcário e orientações e canalização na venda dos produtos.

Na zona rural, a comunidade Boa Esperança conta com a horta comunitária produzindo mamão, banana, cheiro verde, pepino, abóbora; recebendo apoio da Secretaria de Agricultura através de técnicos, sementes e adubo.

No Mandacaru já foram iniciados os trabalhos de acompanhamentos de várias hortas pelos técnicos cedidos pela prefeitura e ampliando o número de pessoas beneficiadas, dando início a mais uma etapa desse programa.

De acordo com o Secretário James Ribeiro, no povoado Boa Esperança existe hortas que já faturam um (01) salário mínimo por mês, fruto do apoio da Prefeitura de Matões, além de estarem sendo qualificados para fornecerem para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O objetivo principal do programa “Quintal Produtivo” é em primeiro lugar a autossustentabilidade para a própria família beneficiada, com uma alimentação de qualidade. E em caso de excesso de produção, realizar a venda para a melhoria econômica da familiar”, destacou o Secretário de Agricultura James Ribeiro.