Durante toda essa quarta-feira (15) no Centro de Convivência Vovó Bahia aconteceram as atividades relacionadas à IV Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que teve como tema A situação dos direitos humanos das crianças e adolescentes em tempos de pandemia pelo Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade.
Na oportunidade, no evento foram empossados os novos conselheiros para a gestão dos anos 2023-2025 e realizado a eleição de delegados para a Conferência Estadual. A palestra Magna foi ministrada pela Assistente Social Flávia Sousa, que abordou a temática da IV conferência e promoveu uma reflexão sobre as políticas públicas contemporâneas. No horário da tarde, aconteceu os grupos de trabalho, onde poder público e representantes da Sociedade Civil Organizada se reuniram para debater propostas e apresentar estratégias de promoção dos direitos da criança e adolescentes.
Estiveram presentes no evento, além da Secretária de Assistência Social Ana Paula, a adjunta Tuna Alves, o Secretário de Governo Nonatinho, de Administração Diassis Morais, Comunicação Carlos Alberto, Adjunto de Educação José Vander, o presidente da Câmara Municipal vereador Thyago Brito, vereador Hagamenon Maceda, a diretora do Departamento de Igualdade Racial Nazaré Medeiros, a representante do Pacto Pela Paz em Matões Joelma Teixeira, a representante do Conselho Tutelar Conceição Pereira, a representante da APAE Marinalva Alves, o Pr. Da Assembleia de Deus Emanuel Filho e o vice-presidente do conselho municipal dos direitos das crianças e adolescentes José Roberto.
“Mesmo com todos os desafios, Matões é um município que têm reconhecimento nas ações direcionadas para crianças e adolescentes. Atualmente, vemos no prefeito Ferdinando um gestor que compreende a importância das políticas públicas voltadas para as crianças e para os adolescentes e não mede esforços para ajudar a população”, avaliou a Secretária de Assistência Social Ana Paula.